sábado, 25 de outubro de 2014

Sopa cremosa de frango

Não gosto de sopa. As minhas recordações sobre sopas não são das mais felizes, com exceção dessa sopa que apresento a vocês. Quem criou essa receita, não sei, mas a experimentei pela primeira vez por obra da minha mãe. Apresento-lhes essa receita de sopa cremosa de frango, ou, afrancesando “soupe au poulet crémeux”.


 
Ingredientes:
500 g de coxinha da asa de frango.
500 g de macarrão de sua preferência (aqui usamos um conchiglione).
200 g de cream cheese.
1 cebola grande cortada em cubinhos (brunoise).
2 dentes de alho amassados.
500 ml de caldo de legumes.
Sal, pimenta do reino, noz moscada, salsinha picada a gosto.
 
Caldo de legumes:
Numa panela acrescente 1 cebola cortada em quartos, 2 dentes de alho esmagados, 1 cenoura cortada em pedaços grossos, 1 talo de salsão picado com as folhas, salsa, grãos de pimenta do reino, 1 ramo de manjericão, 1 ramo de tomilho fresco, 1 ramo de manjerona, 1 folha de louro e 2 litros de água. Deixe ferver em fogo baixo por cerca de 1 hora, coe e reserve o caldo.
 
Sopa:
Numa panela, refogue a cebola até que doure, em seguida acrescente o alho. Após dourar o alho acrescente as coxinhas de frango, refogue selando e dourando a carne. Nessa etapa não acrescente nada de água, basta a água liberada pelo frango. O caldo, ao secar (sem que queime) e ao pegar no fundo da panela, produzirá uma coloração dourada para o frango. Depois que a água do frango secar, acrescente aos poucos sal e pimenta do reino e conchas de caldo de legumes, até que o frango cozinhe bem (comece a se desprender do osso) e o tempero esteja ao seu agrado. Quando o frango estiver cozido, acrescente o macarrão, o restante do caldo e, se necessário, complete com água até que cubra o macarrão. Deixe cozinhar até que o macarrão atinja o ponto de cozimento. Corrija o sal, a pimenta do reino, se necessário for, e acrescente a noz moscada (coloco cerca de 1 colher de café) e deixe ferver um pouco. Desligue o fogo acrescente a salsinha e o cream cheese (prefiro servir a parte no prato, sem incorporar ao caldo). Sirva acompanhado de torradas.


quarta-feira, 11 de junho de 2014

Ragú Napolitano

Depois de quase um ano sem posts estamos de volta!

Há tempos venho paquerando essa receita pra prepará-la para mim e para a Mary. A carne estava comprada e congelada há meses, até que hoje resolvi descongelar e ter a atitude de fazer, logo pela manhã pensei: "Hoje a noite promete!" rs.
O ragu nada mais é do que um molho à base de carne e tomate para massas. O sabor é encorpado, bem diferente dos molhos à bolonhesa, e é de preparação lenta (é o ideal, mas acabei fazendo na panela de pressão).
Sobre os molhos a base de tomates, eles são naturalmente ácidos e azedos, e varia ao paladar de cada um acrescer açúcar ao molho. Há quem desaprove tal procedimento e diga que a fervura do molho neutraliza a acidez mas, cientificamente falando, para neutralizar acidez seria necessário uma temperatura que certamente queimaria seu molho, então, para meu paladar... dá-lhe açúcar!


Ingredientes:
1 kg de girelo ou lagarto cortado e cubinhos;
1 cálice de vinho tinto seco (opcional);
2 latas de tomates pelados;
1 cebola grande picada em cubinhos;
3 dentes de alho picadinhos;
1/4 xícara de açúcar;
500 g de macarrão da sua preferência.
Bouquet Garni: Manjerona, alecrim, tomilho, manjericão e louro frescos;
Sal, pimenta e azeite a gosto.

Numa panela, refogue em azeite a cebola até que doure e acrescente o alho picado. Acrescente a carne, o sal e a pimenta-do-reino refogando bem. Cozinhe até que seque a água que se desprende da carne (em panela de pressão leva 10 minutos). Acrescente o vinho e deixe reduzir; acrescente os tomates pelados esmagando-os  e para a preparação, o açúcar e o bouquet garni, cozinhe em fogo normal por cerca de 2 horas, acrescentando água para que não seque de tempos em tempos (na pressão, por 20 minutos) até que a carne comece a desmanchar.
Cozinhe o macarrão e junte-o, após o cozimento, ao molho e sirva. É ideal que seja servido com parmesão ralado na hora.