Não gosto de sopa. As minhas recordações sobre sopas não são das mais felizes, com exceção dessa sopa que apresento a vocês. Quem criou essa receita, não sei, mas a experimentei pela primeira vez por obra da minha mãe. Apresento-lhes essa receita de sopa cremosa de frango, ou, afrancesando “soupe au poulet crémeux”.
Ingredientes:
500 g de coxinha da asa de frango.
500 g de macarrão de sua preferência (aqui usamos um conchiglione).
200 g de cream cheese.
1 cebola grande cortada em cubinhos (brunoise).
2 dentes de alho amassados.
500 ml de caldo de legumes.
Sal, pimenta do reino, noz moscada, salsinha picada a gosto.
Caldo de legumes:
Numa panela acrescente 1 cebola cortada em quartos, 2 dentes de alho esmagados, 1 cenoura cortada em pedaços grossos, 1 talo de salsão picado com as folhas, salsa, grãos de pimenta do reino, 1 ramo de manjericão, 1 ramo de tomilho fresco, 1 ramo de manjerona, 1 folha de louro e 2 litros de água. Deixe ferver em fogo baixo por cerca de 1 hora, coe e reserve o caldo.
Sopa:
Numa panela, refogue a cebola até que doure, em seguida acrescente o alho. Após dourar o alho acrescente as coxinhas de frango, refogue selando e dourando a carne. Nessa etapa não acrescente nada de água, basta a água liberada pelo frango. O caldo, ao secar (sem que queime) e ao pegar no fundo da panela, produzirá uma coloração dourada para o frango. Depois que a água do frango secar, acrescente aos poucos sal e pimenta do reino e conchas de caldo de legumes, até que o frango cozinhe bem (comece a se desprender do osso) e o tempero esteja ao seu agrado. Quando o frango estiver cozido, acrescente o macarrão, o restante do caldo e, se necessário, complete com água até que cubra o macarrão. Deixe cozinhar até que o macarrão atinja o ponto de cozimento. Corrija o sal, a pimenta do reino, se necessário for, e acrescente a noz moscada (coloco cerca de 1 colher de café) e deixe ferver um pouco. Desligue o fogo acrescente a salsinha e o cream cheese (prefiro servir a parte no prato, sem incorporar ao caldo). Sirva acompanhado de torradas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário