quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Escondidinho de carne seca

A carne seca, charque ou carne de sol é uma herança nordestina, tipicamente brasileira, e está presente na mesa dos brasileiros de norte a sul do país. O seu preparo, combina bastante com mandioca - um alimento que também é bastante popular na cozinha dos brasileiros.
O escondidinho de carne seca, feito com purê de mandioca é uma receita que pode ter sua variação com o frango desfiado. Ambos são muito bons.





ESCONDIDINHO DE CARNE SECA:

Ingredientes:
Para o purê de mandioca:
1 kg de mandioca cozida e espremida
2 colheres de manteiga
2 colheres de azeite
1 copo de leite
1 caixinha de creme de leite
100g de parmesão ralado
1 cebola média picada em cubinhos
Sal, pimenta do reino, noz moscada a gosto

Para o recheio:
500 g de carne seca dessalgada, cozida e desfiada
200 g de azeitonas verdes laminadas
2 tomates picados em cubos
1 copo de requeijão
1 cebola grande picada em cubinhos
3 dentes de alho grandes amassados
Sal, pimenta do reino a gosto.

Cobertura:
150 gramas de mussarela ralada.

A carne seca, deve ser dessalgada. Para isso, pique-a em pequenos pedaços e deixe-a de molho na geladeira, em água. Troque a água de tempos em tempos. O ideal é que esse processo seja feito por 24 horas. Depois de dessalgada, cozinhe-a em panela de pressão por cerca de 1 hora, com água abundante (cerca de 2 litros), depois de cozida, escorra a água e desfie a carne. Se preferir, existe à venda nos supermercados, a carne seca já cozida e desfiada. É um produto caro (cerca de 21 reais cada 400 gramas), mas é só enxaguar a carne ao retirá-la da embalagem, e pronto.
Cozinhe a mandioca até que  esteja bem macia e esprema-a com o auxílio de um espremedor de batatas.

Para o purê, coloque a manteiga, o azeite e a cebola numa panela refogue até dourar a cebola, adicione o purê de mandioca mexendo para incorporar o refogado. Adicione o leite, o creme de leite aos poucos até adquirir a consistência desejada (tem que ficar pastoso, mas não muito duro). Adicione sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto. Desligue o fogo e adicione o parmesão ralado. Reserve.
Para o recheio refogue a cebola até que comece a dourar, adicione o alho, continue o refogado até dourar o alho, adicione os tomates picados em cubinhos refogue até que o tomate comece a desmanchar. Adicione a carne seca e as azeitonas, refogue por cerca de 5 minutos e reserve.

Montagem:
Num recipiente que pode ir ao forno, monte uma camada de purê, espalhe o copo de requeijão sobre essa camada de purê; faça uma camada com todo recheio de carne seca, cubra com o restante do purê. Coloque a mussarela ralada por cima do escondidinho, cobrindo-o completamente. 
Leve ao forno por 30 minutos + 10 minutos de grill (para quem tiver forno com grill). Para quem for usar o grill, tome cuidado para não queimar olhando de tempos em tempos.

Você pode servir o escondidinho acompanhado de arroz e batata palha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário