quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Carolina de Limão

Desde pequeno eu, como gordinho que sou, sou fascinado por carolinas, bombas, etc... tudo bem doce... rsrsrs. Há algum tempo, numa conversa com amigos, ouvi falar de uma tal carolina de limão, que nunca achei em lugar nenhum pra comprar. A única solução foi aprender fazer...
As carolinas são feitas com uma massa a base de farinha, manteiga, água e ovos (não leva fermento) -  a massa de Eclair. Quando a massa é levada ao forno para assar, a água presente na massa, para conseguir evaporar, forma cavidades na carolina, fazendo com que ela cresça e fique oca por dentro. Uma das "mágicas" bonitas de se ver dentro da cozinha.
Para o preparo das carolinas indico agregar os ovos à massa mexendo manualmente ou com a batedeira solta do suporte para você controlar o processo: devido a massa estar quente, ela sobe pelos batedores e faz uma bagunça danada! Preste muita atenção e tome cuidado.



CAROLINAS DE LIMÃO

Ingredientes
Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de água
120 gramas de manteiga (4 colheres cheias)
1 colher café de sal
1 colher de chá de açúcar.
6 ovos.

Recheio:
2 latas de leite condensado
Suco de 4 limões.

Cobertura:
200 g de chocolate branco derretido.

Leve ao fogo, numa panela, a água, a manteiga o sal e o açúcar e deixe ferver. Assim que a massa ferver, acrescente toda a farinha, de uma só vez, e mexa bem até que a massa fique toda homogênea e desgrude do fundo da panela. Isso acontece instantaneamente, leva menos de um minuto. Desligue o fogo e reserve a massa.
Transfira a massa para uma outra tigela e bata com batedeira ou manualmente até que a massa deixe de soltar fumaça, depois vá acrescentando os ovos 1 a 1 na massa. Se estiver batendo com batedeira, repito, tome cuidado pois a massa pode subir pelos batedores; para evitar que isso aconteça afaste a batedeira da massa ao menor sinal dela subir. Talvez você não precise acrescentar os 6 ovos, aí você deve prestar bastante atenção na massa: o ponto correto é o ponto onde ela fica mole, mas consistente ao mesmo tempo, e se você passar a colher no fundo da tigela conseguirá "abrir um caminho".
Com auxílio de um saco de confeitar descartável, ou com duas colheres, faça bolinhas de mais ou menos 3 cm de diâmetro numa assadeira untada e enfarinhada. Deixe as bolinhas separadas por cerca de 1 a 2 cm umas das outras, pois elas irão crescer.
Leve ao forno pré-aquecido a 200°C (forno médio) e asse por cerca de 40 minutos (ou até que elas estejam levemente douradas). Depois de assadas, deixe-as esfriar em temperatura ambiente fora da assadeira, de preferência sobre uma grade (improvise uma grade qualquer sobre uma assadeira se não tiver uma, isso faz com que elas esfriem por igual e não murchem).

Para o recheio, misture o leite condensado com o suco de limão e deixe reservado na geladeira.

Na hora de rechear, use um saco de confeitar. Faça um furo na extremidade superior da carolina com uma faca, introduza o bico do saco de confeitar e insira o recheio dentro das carolinas preenchendo as cavidades. Mergulhe a superfície da carolina que furou no chocolate branco, escorra o excesso e deixe secar. Mantenha as carolinas recheadas na geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário